domingo, 14 de junho de 2015

Notas coloridas - introdução

Olá colegas, hoje vim compartilhar com vocês a primeira parte do meu projeto de notas coloridas, já faz algum tempo que uso as cores para ensinar as notas musicais mas a cada ano eu vou aprimorando esse trabalho e para introduzir o projeto esse ano, utilizei a música Borboletas do CD arca de Nóe para que as crianças conhecem as notas pelas cores de diferentes borboletas. 

 Depois da rotina, eu coloco a música enquanto eles ouvem a música eu já vou colocando as borboletas no quadro e depois de algum tempo começo a cantar com eles a música (eu dupliquei a música para ela ficar com 3 minutos ou mais para que ela se repita sem precisar ficar colocando para tocar novamente, para que eles aprendessem a letra ou o refrão já no começo da aula).


Depois da música conversamos sobre as varias cores das borboletas do quadro e vou dando nome a cada uma delas (nomeio com as notas musicais), e digo que cada uma delas além de uma cor, tem um nome e uma voz, então falamos as cores, os nomes e toco flauta doce para mostrar as vozes das notas coloridas. Podemos cantar as notas varias vezes, repetir só as cores, fazer as alturas das notas, e de forma lúdica repetir a escala de Dó Maior várias vezes de formas diferentes. Também utilizei nessa aula meu teclado, no qual vocês podem ver na foto que tem as teclas de dó3 à si3 coloridas para que os próprios alunos possam experimentar os sons e as cores.


Depois vou contar para vocês como introduzi o solfejo a partir das notas coloridas, até a próxima aula colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário