quarta-feira, 25 de maio de 2016

PROJETO BANDA DE LATAS

O projeto  banda de lata tem a intensão de agregar a leitura musical com a prática percussiva, serão entre quatro a cinco aulas em turmas de 3º ao 5º ano do fundamental. O projeto é só o ponta pé inicial para algo que pode se tornar maior, fica a cargo do professor musicalizador como ele vai desenvolver o projeto depois das quatro aulas iniciais. É importante salientar que o projeto está reforçado a leitura musical e não obrigatoriamente sendo exigida, o professor musicalizador deve SEMPRE apresentar a prática, "o som" aos seus alunos pois a teoria na musicalização é bem vinda porém não indispensável. 

Conteúdo: Formação de banda de latas infantil; Leitura musical simples em quartenário, utilizando semínimas e colcheias e suas determinadas pausas.

Objetivos: Reconhecer figuras musicais; Desenvolver e ampliar a leitura rítmica; Aplicar na prática os conceitos aprendidos; Participar de ensaios; Compor frases rítmicas a partir de aglutinação de silabas rítmicas.  

Primeira aula: Apresentar aos alunos o modelo quartenário do método O Passo, deixa los familiarizados com o caminhas quatro por quatro. O professor musicalizador pode usar o caminhar, e introduzir uma palma somente no "um", depois somente no "dois" e assim por diante, com varias combinações até que a turma associe cada passo com uma numeração, um "local" onde ele depois introduzira uma silaba rítmica.


Depois disso, você pode introduzir uma pequena frase rítmica, eu estarei sugerindo três frases nessa postagem, mas é ideal que ela seja modificada a critério de necessidade da turma com base no seu desenvolvimento. No meu caso, eles conhecem duas figuras (semínima e colcheia) e três silabas ( uma semínima, duas colcheias juntas e quatro colcheias juntas). Primeiro eu apresento o "som", tocando para eles. Depois juntos, escrevemos no quadro e executamos juntos, é importante o professor dar liberdade para que a turma pratique individualmente e coletivamente.

Primeira frase sugerida.

Segunda aula: Reforçar aos alunos o modelo quartenário do método O Passo, introduzir no caminhar a primeira frase e se possível introduzir a segunda. Mantendo sempre a dualidade entre o exercitar livremente e os ensaios coletivos de ambas as frases. É importante reforçar que eu utilizei somente semínimas na primeira frase, para que a turma pode se exercitar bastante o caminhar e a produção do som. O andamento deve depender da resposta da turma. 
Segunda frase sugerida.

Terceira aula: Reforçar aos alunos o modelo quartenário do método O Passo, introduzir uma terceira frase e organizar ensaios em um lugar com amplo espaço (como uma quadra). É durante a terceira aula que você deve dar enfase na escrita musical, o professor pode pedir que eles troquem o "tocar as latas" por palmas ou palavras mesmo.

Quarta aula: Dividir a turma em grupos e propor que eles façam suas composições rítmicas para que depois a banda de latas possa executar as obras. Disponibilizar a eles apoio visual, cartões com silabas rítmicas para que eles possam a partir de aglutinação compor suas obras, transcrevendo para um papel. O apogeu do projeto é a execução das obras autorais, se o professor musicalizador fizer a atividade individual pode ser que não consiga executar todas e que haja muita repetição já que há uma limitação de silabas musicais. Então aconselho grupos de quatro a cinco alunos para montagem de um repertório sucinto. 

Espero que tenha gostado, deixe seu comentário de como foi sua execução desse projeto feito com tanto carinho para o mês de maio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário