Conteúdo:
- Desenvolvimento de memória musical;
- Associação de figura e som;
Objetivo:
- Explorar possibilidades de sons possíveis de música corporal;
- Criar uma grafia para os sons corporais listados;
Desenvolvimento:
1.1 me apresentar, dizendo meu nome, quem sou, do que gosto e convidar cada um dos educandos a fazer o mesmo, abrindo espaço para que falem deles mesmo.*abrir dialogo com o aluno, aos mais tímidos estimular com perguntas ( quantos anos?, do que gosta de comer? )
2.1 propor aos educandos que procurem produzir algum sons com suas mãos, boca até mesmo com os pés. Juntos listar no quadro alguns desses sons e montar uma grafia própria que os represente. *exemplos: "palma aberta", "palma em concha", "estalar os dedos", "bater com os dedos na palma", "bater os pés no chão".
2.2 diferenciar com os educandos as as caracteristicas de cada som, agudo, grave, suave, estridente. Como é a "personalidade" (timbre) desses sons.
3.1 Propor com as crianças agora uma brincadeira, com a grafia criada executar alguns trechos rítmicos. Depois montar junto com a turma um trecho rítmico mais extenso, de autoria deles e que seja executado no final da aula.
4.1 com auxílio de amplificador, mostrar para as crianças algumas músicas que utilizam sons corporais. *isso é importante para eles verem que isso é um método muito usado como arte.
Espero que tenham gostado, esse é um plano bem simples, mas que funciona muito bem, se você tiver disponível uma sala de vídeo é muito legal os vídeos sobre esse assunto, tem músicas para brincadeiras, histórias, muito material bom. Vou deixar o CD que vou levar aqui para darem uma olhada.
Tum pá do grupo Barbatuques
Tum pá do grupo Barbatuques
Muito obrigado por compartilhar tuas idéias! Atividades reais, para um mundo real! Parabéns.
ResponderExcluirEstamos todos juntos nessa <3
ExcluirObrigada!
Adorei seu blog!
ResponderExcluirMuito obrigada <3
Excluir