quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

[Atividade] Características do som

Sabemos que até alguns adultos se confundem na hora de expressar sua sensação a respeito de algum som, se confundem com a nomenclatura. Para as crianças é importante que seja trabalhado a percepção de altura, intensidade, duração e timbre. E de forma natural fazer com que eles assimilem as diferenças. Vamos para atividade agora, essa atividade foi pensada para primeiro ano, mas pode ser adaptada para outras series, ela também é a primeira atividade de uma serie de postagens sobre o mesmo conteúdo "som". 
A altura é respectivamente o grave e o agudo e está ligado a frequência que no caso entra em física, então vamos pular para próximas haha, enquanto isso a intensidade é o volume mais física, á duração é exatamente isso, é o tempo, que pode ser medido em figuras musicais ou explicado em segundos mesmo, e por fim temos o timbre que é o RG do som, a característica própria dele e diferencia um instrumento do outro, da voz de uma pessoa para outra no final é tudo física.
Conteúdo: Características do som intensidade
Objetivo: perceber a intensidade do som e corresponder com movimento corporal

A professora após apresentar o surdo (ou qualquer outro tambor) vai demonstrar o som alto e o som baixinho, quando ele é fortão e quando ele é fraquinho. Então combinar com a turma que quando o som for fortão eles vão pular e quando o som for fraquinho, eles irão marchar bem devagar. Assim a professora vai tocar das duas formas enquanto os alunos correspondem. Depois pode se propor outros movimentos para reforçar a atividade, mais um exemplo seria batendo palmas, fortes e fraquinhas como instrumento representar. Em um segundo momento, os papeis se invertem. O instrumento vai para mão dos alunos, e a professora combina um outro sinal para que o aluno toque forte ou fraco o sinal pode ser as mãos para cima e para baixo. Eles vão passar o tambor um por um enquanto representam os dois sons.

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