segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A rotina do professor de música


Montar um rotina é importante e professores estão sempre ligado a sua. Mas considero três pontos importantes dentro da minha, então vou dividir com vocês jovem professores que como eu estão começando suas carreiras brilhantes.


O que eu acho muito importante é o PLANEJAR com antecedência. OK. Você tem vinte anos de carreira? Isso não exclui o fato que você pode melhorar muito se organizando melhor, criando novas alternativas. E para nós professores de primeira viajem é essencial, para manter o controle de tudo, principalmente. 

Uma coisa que gosto muito é COMPARTILHAR, com uma breve conversa com algum outro professor muitas ideias podem surgir, e muito mais, repertórios novos. Nós professores de música, temos que compartilhar repertórios e fugir da mesmice que é tocar as mesmas músicas todos os anos.

E dentro desse top-três sobre rotina eu diria que o mais importante é o pensamento em blocos, ou PENSAR GRANDE. A música é uma teia de conhecimentos sem fim, onde todos os conhecimentos básicos estão interligados, e como a essa harmonia sua aula pode ir além de um planejamento sobre algum assunto. Elabore projetos que ligue uma aula na outra como se cada assunto fosse surgindo de forma natural, quando falo em elaboração de projeto, muita das vezes são conjuntos de aula onde abordo o mesmo assunto, e dentro dele aplico vários conteúdos. Quando você escolhe um tema para ser trabalhado por um longo período fica mais fácil elaborar atividades, é possível retornar ao conteúdo anterior sem fugir do assunto.

Então fico por aqui, pois ninguém merece postagem com textão. Só queria dividir com vocês um assunto que estou muito interessada ultimamente. Antes de escrever sobre esse assunto eu estava lendo uma postagem do site revista escola, e vou deixar o link para vocês aqui! Beijo para vocês e bons planejamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário